INFORMATIVO N° 170

TSE decide que 30% do fundo eleitoral deve ser destinado a candidaturas femininas

Em: Direito Público

 

Esse informativo tem como objetivo abordar a decisão do TSE, tomada em sede de consulta, onde ficou estabelecido que 30% do Fundo Eleitoral deverá ser destinado a candidaturas do sexo feminino.

 

 

O Tribunal Superior Eleitoral, na sessão do dia 22 de maio de 2018, sob a relatoria da Ministra Rosa Weber, decidiu por unanimidade que os partidos políticos deverão, já nas eleições gerais de 2018, destinar no mínimo 30% dos recursos provenientes do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para candidaturas femininas.

 

 

A consulta foi formulada pelas senadoras Vanessa Grazziotin, Ângela Portela, Fátima Bezerra, Gleise Hoffmann, Kátia Abreu, Regina Sousa, Lídice da Mata, Rose de Freitas e pelas deputadas federais Gorete Pereira, Jô Moraes, Luana Costa, Luciana Santos, Raquel Muniz e Soraya Santos.

 

 

Em seu voto, a Ministra Relatora afirmou que acompanhava o entendimento adotado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 5617, quando os ministros determinaram que pelo menos 30% do total de recursos do Fundo Partidário deve ser destinado às candidaturas femininas, considerando que a legislação eleitoral prevê que os partidos têm de reservar 30% das vagas em eleições para mulheres.

 

 

Vale destacar que o Fundo Especial de Financiamento de Campanha tem uma previsão de R$1,7 bilhão, portanto, certamente as mulheres contarão com condições mais favoráveis para administrar suas candidaturas, devendo os partidos políticos se atentarem para o cumprimento da decisão.

 

 

Ainda há uma expectativa de que o TSE venha a editar Resolução disciplinando o uso do FEFC, oportunidade em que podem ser estabelecidas regras para a distribuição desses recursos entre candidatos e candidatas.

 

 

Por:
UK Swiss replica watches for men at affordable prices can be find from this website.

At a low price, men and women can both afford the best swiss replica breitling watches with top quality.

GABRIEL VIEIRA ALMEIDA MACHADO

MARCOS ANTONIO GABAN MONTEIRO

 


icone tag

Compartilhe!

Indicar esta publicação